/https://skoob.s3.amazonaws.com/livros/432575/CLARA_E_A_GAROTA_DO_ESPELHO_1421884296432575SK1421884296B.jpg)
Título: Clara e a Garota Do Espelho
Autora: Parla de Paula
Editora: Novo Século
Nº de páginas: 408
Nota:![]()
A menina que reside no espelho de Clara carrega muitos sonhos dentro do coração – como a de uma bailarina em um conto de fadas, esperando um grande amor –, mas a insegurança a faz se sentir cada vez mais triste, e nada que ela faça parece ser o suficiente para vê-la feliz. Esta emocionante narrativa, repleta de fantasias, nos conduz a um conflito que pode ocorrer com qualquer um: a insatisfação que nos leva a trilhar caminhos como o da anorexia e o da bulimia. De forma secreta e silenciosa, nossa imagem passa a não ser mais refletida de forma íntegra, e sim distorcida, e os sonhos parecem se esvair. O que acontecerá quando Clara reconhecer a própria imagem?
Clara é uma adolescente sonhadora, vive com seus avôs na pequena cidade de Ituaçu, na Bahia, cursando o ultimo ano do ensino médio, tudo que ela deseja é um ano tranqüilo, para enfim ir morar com sua mãe e correr atrás de seu sonho de ser bailarina, mas a chegada de três garotos estrangeiros em seu colégio muda todos os seus planos.
Logo que ela vê Phelipe um dos meninos novos, ela fica muito interessada nele, não demora e os dois ficam super amigos, mas Clara não consegue se declarar, pois além de ser tímida ao extremo e muito insegura, Phelipe já esta namorando outra garota e ela tem medo de ser rejeitada. Clara não reclama, sabe que é amada e sempre teve tudo que quis, mas devido a uma serie de acontecimentos ruins em sua vida ela se sente cada vez mais triste, vazia e sozinha.
Achando que se ela perdesse um pouco mais de peso ficaria mais bonita e assim todos gostariam dela, decidiu pesquisar na internet formas para emagrecer rapidamente, e é assim que ela é apresentada a Ana (Anorexia) e a Mia (Bulimia) e decide que no momentos elas são a solução mais rápida para seus problemas. Ela acha que a Mia esta lhe fazendo bem, pois agora ela se sente melhor e sabe que quando quiser parar de vomitar tudo que come ela consegue. A única coisa que não consegue entender é porque todas as vezes que ela olha no espelho, a menina que mora nele esta sempre triste mesmo ela tentando de tudo para fazê-la sorrir.
Clara e a Garota do Espelho é um romance jovem que aborda um assunto polêmico que é os distúrbios alimentares de uma maneira nova para mim, no inicio do livro ela não era doente e vê-la ingressar pouco a pouco nesse caminho perigoso da Bulimia me mostrou o quanto somos frágeis e o quanto esses distúrbios estão próximos de nós. Os capítulos do livro são curtos e de rápida leitura, o romance é doce e inocente, Phelipe é como um príncipe “literalmente”. Devido a imaturidade e o drama da personagem principal, confesso que me irritei diversas vezes com ela e isso atrapalhou muito minha leitura.Mesmo sentindo muita antipatia em relação a Clara, a historia estava fluindo legal, até chegar nos capítulos finais.
A autora da uma reviravolta na trama que quebrou totalmente meu ritmo. Parla trouxe para o livro, príncipes e princesas meio que do nada e também abordou o espiritismo da mesma forma, e acabou que fiquei com a impressão que esses dois temas caíram de pára-quedas na historia quase no final o que me passou um ar de forçado, ta certo que no começo do livro tem um prefácio que uma leve idéia desses assuntos, mas é só, você passa o livro todo no ritmo do drama da Anorexia e da Bulimia e de repente, do dia para noite aparece um conto de fadas trazendo o espiritismo, o que acabou com a minha leitura.
O livro é um romance mais voltado para adolescentes, talvez por isso tenha me incomodado em relação a maturidade de Clara, mas acho pouco provável já que adoro romances adolescentes quando bem escritos, nesse caso senti falta de mais harmonia entre os acontecimentos.
No fundo, o maior tesouro que qualquer pessoa pode ter é a família. Amigos são incríveis, mas duvido que se atear fogo em um amigo ele voltara a olhar na sua cara.Talvez alguns.Mas Família é família.