Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

{ Fique por dentro! } - Literatura Fantástica

$
0
0
Primeiro quero me desculpar pela demora. Deveria ter postado nas duas últimas sextas feiras, mas minha vida acadêmica (e o carnaval) me impediram de escrever isso antes. Desculpem-me. Mas vamos lá! Hoje, na estreia da Fique por dentro! vamos falar sobre Literatura Fantástica.

Muitos já devem ter ouvido falar em Literatura Fantástica. É um gênero que tem ficado bastante popular ultimamente. Porém, falar nesse gênero não é tão fácil assim. Isso porque há uma grande confusão na cabeça das pessoas sobre esse tipo de narrativa, ninguém sabe definir ao certo o que é Literatura Fantástica. Isso mesmo, não é exagero! A grande maioria das pessoas acredita que a Literatura Fantástica abrange toda a literatura relacionada à fantasia, ou seja, muitos classificam Harry Potter, Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos e outros do gênero como Literatura Fantástica. 

Estão errados? Sim. E não. (Agora quem está complicando sou eu, né?) 

Vejam bem, de acordo com os Estudos Literários, a Literatura Clássica é um gênero que tem características específicas. Tzevetan Todorov foi um dos primeiros a tratar do assunto em seu livro “Introdução à Literatura Fantástica”. Selma Calasans Rodrigues (UFRG) também trata disso em seu livro “O Fantástico”. 

Ou seja, de acordo com esses estudos, a Literatura Fantástica consiste numa narrativa que tem como característica principal a dúvida, a hesitação, criada por um acontecimento sobrenatural que leva a personagem (e o leitor) a duvidar se aquilo que aconteceu foi, de fato, real. Assim, na sua definição original e conceituada pelos estudos literários, O Fantástico é a literatura em que a presença do sobrenatural existe apenas na dúvida. Na incerteza. Todorov diz que ao fantástico se constitui em “um fenômeno estranho que se pode explicar de duas maneiras, por meio de causas de tipo natural e sobrenatural. A possibilidade de se hesitar entre essas duas possibilidades cria o efeito fantástico.”. Segundo Todorov, as histórias fantasiosas, com elfos, vampiros e reinos mágicos não compõem a Literatura Fantástica, e sim a Literatura Maravilhosa. 

Porém, hoje em dia, como vocês devem ter percebido, essa definição de Literatura Fantástica é mais adotada nos estudos literários, no meio acadêmico. No popular mesmo, a Literatura Fantástica engloba tudo aquilo que é fantasia, magia, sobrenatural, mistério, etc. 

Assim, levando em consideração a produção em massa das histórias de fantasia de hoje em dia (o que tem tido destaque), o pensamento que anda circulando sobre Literatura Fantástica é esse mesmo, o mais abrangente. E isso não é ruim. Penso que isso seria como o Fantástico Moderno.

Na próxima postagem da coluna Fique por dentro! falarei mais sobre isso e sobre o cenário fantástico atualmente. Até lá.

Pedro Araújo

Curta minha página no facebook: Poeme-se

Ah, e deem também uma olhada no meu blog. São contos, cartas, poemas e outras coisas: Uma flor qualquer

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006