CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO, PULE ESTA PARTE E LEIA APÓS O AVISO.
Resenha de Eva

Título: Uma Vez (Trilogia Eva #2)
Autor(a): Anna Carey
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 288
Nota:
Pela primeira vez desde que fugiu da escola, muitos meses atrás, Eva pode dormir tranquila. Ela está morando em Califia, um refúgio para mulheres, protegida do aterrorizante destino reservado às meninas órfãs na Nova América. Mas a estabilidade tem um preço: foi obrigada a se separar de Caleb, o garoto que ama. Mas, quando fica sabendo que ele está em perigo, abandona tudo para encontrá-lo e acaba caindo em uma armadilha. Agora, presa na Cidade de Areia e vigiada 24 horas por dia, Eva descobre um segredo de seu passado que não poderia ter imaginado nem em seu pior pesadelo.
Pra refrescar sua memória, Eva vive numa sociedade em que meninas e meninos são separados - estes para trabalhar, aquelas para procriar. Quando descobre que está sendo enganada, a aluna exemplar foge e se embrenha na selva, totalmente ingênua e com uma versão deturpada em relação a homens. Rumo a Califia, um refúgio de mulheres, ela sonha com um sistema mais justo, porém não contava se apaixonar no meio do caminho. Caleb muda suas prioridades e a ajuda a chegar ao seu destino, mesmo sabendo que não poderá continuar com a amada. Assim termina Eva, nos deixando curiosos pra saber o destino do casal.
Uma vez começa meses depois, mostrando rapidamente a rotina de Eva já adaptada à Califia. Mesmo conseguindo fugir, nunca deixou de ser procurada pelas tropas do rei, e a tolinha ainda se deixou cair numa armadilha pra atraí-la pra fora do refúgio. Para encontrar Caleb, Eva deixa os limites do lugar seguro e cai como um patinho nas mãos do exército real. Mas as surpresas só começaram, ela vai descobrir que tem muito mais por trás dos muros do palácio e da perseguição do rei.
O grande problema é que Caleb está sendo acusado de um crime que não cometeu e sua vida está em constante perigo. Eva tenta de todas as formas proteger o amado, até mesmo agindo de maneira previsível e idiota.
A história de Eva começou muito boa, mas infelizmente sofreu a maldição do segundo livro. Este volume veio extremamente previsível, com clichês em vários momentos e descrições megadetalhadas, dava pra ter cortado uns bons 10 capítulos só de encheção de linguiça. A exemplo do primeiro, também não há um fechamento, mas sim uma sequência que não te permite ler o livro individualmente. E o final, que merecia um clímax digno, foi composto por uma sequência de cenas esperadas e sem emoção.
Como já adiantei no resumo, Eva continuou agindo com muita inocência. Até o primeiro livro eu entendia, afinal ela passou anos de sua vida sendo levada a acreditar em um sistema enganoso, mas, a partir do momento que conquistou uma parcial liberdade e enxergou a dura realidade da vida, era de se esperar que ela tivesse amadurecido e ganhado malícia. Só que não. Sabe aquelas cenas em que você pensa "não acredito que ela vai fazer isso" e ela vai lá e faz? Pois é.
Fiquei bastante incomodada com o sumiço de alguns personagens. Entendo que a narração era de Eva, mas será que ela não tinha um tempinho pra se lembrar de pessoas que marcaram? Achei alguns relacionamentos muito exagerados no momento para serem tratados com tanta superficialidade depois. Novos personagens nos foram apresentados, alguns com grande potencial de desenvolvimento, pro bem e pro mal, mas ficaram perdidos em meio aos devaneios de imaturidade de Eva. O que merece destaque é o vilão, que apareceu pouco, mas fez jus ao papel; pelo menos algo digno no enredo.
A capa ficou igualmente linda e significativa. De novo Eva se vê frente a um obstáculo - real e metafórico - e precisa superá-lo para correr atrás de seus objetivos e sonhos. A revisão ficou boa, assim como a diagramação.
Agora resta a expectativa para que o desfecho consiga resgatar a euforia que tive com a história. Se Anna conseguir se livrar de desenvolvimentos óbvios, ainda há uma chance de salvar a trilogia. Mas, se continuar andando por caminhos seguros, vai conseguir me deixar ainda mais decepcionada. Ainda estou recomendando a leitura dos 2 livros, mas morrendo de medo de te dar uma dica furada. Na dúvida, vai com calma e torce comigo.