
Título: Quando o Amor Acontece
Autora: Thaís Santos Lurco
Editora: Charme
Nº de páginas: 200
Onde comprar:Cultura
Nota:
Ser adolescente é complicado, mas para Alex é ainda pior. Crescer sem o pai por perto, uma mãe que vive bêbada e à sombra da irmã mais velha perfeita são apenas alguns dos motivos que a levaram a odiar aniversários. Mas é exatamente no dia em que completa 17 anos que a sorte começa a sorrir para ela. Ou não. Quando Jake aparece na pequena cidade de Chestertown, ela vê um novo motivo para acreditar no mundo em meio ao caos. Mas se entregar a sentimentos tão conflitantes não é tão fácil quanto parece... Como confiar em alguém que você nem conhece quando não é capaz de confiar em si mesma?”
Em Quando o Amor Acontece conhecemos Alex, uma adolescente rebelde que traz como bagagem a separação dos pais, um pai então ausente e uma mãe alcoólatra. Devido a tantas reviravoltas em sua vida, mesmo com tão pouca idade ela já carrega mais responsabilidades do que parece aguentar.
No dia de seu aniversário, em meio a uma crise de dúvidas e solidão, ela conhece Jake, um garoto lindo, espirituoso e encantador que parece ser capaz de mostrar um novo mundo a Alex. Juntos eles descobrem aos poucos o doce encanto do amor e como ter alguém que amamos do lado é importante para amadurecermos, enfrentarmos e superarmos todas as dificuldades.
Num livro leve e sutil, narrado pela protagonista Alex, acompanhamos o grande desenvolvimento dela a cada capítulo. Mesmo que de forma mais superficial, além do fofo casal, a trama também aborda assuntos como alcoolismo e o impacto da separação dos pais na vida dos filhos, o que foi importante para a compreensão de todo o conflito que ela vive dentro de si própria.
Um personagem que me marcou na história foi a melhor amiga de Alex, Anna. Elas trabalham juntas em uma loja de conveniência e a princípio a amizade delas é bem superficial, mas conforme a trama se desenvolve a amizade das duas se transforma.
Gostei bastante da escrita da autora, é leve e bastante fluida, mas confesso que, mesmo tendo sentido que o objetivo dela não era fazer do romance um drama angustiante, senti falta de uma profundidade a mais em alguns pontos.
Não posso deixar de dar destaque à diagramação, está simplesmente perfeita. O livro é voltado para um público mais jovem, mas nada impede de qualquer faixa etária ler e se apaixonar por essa encantadora história de amor, companheirismo e descobertas.
Conheço esse tipo de casca que ele faz em volta dos seus próprios sentimentos. É exatamente o que eu fazia antes de conhecê-lo. Agora não consigo mais fingir. Jake enxerga através de mim como se eu fosse um copo de vidro.