Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

O Atlas do Amor - Laurie Frankel

$
0
0

Título: O Atlas do Amor
Autora: Laurie Frankel
Editora: Paralela
Nº de páginas: 232
Onde comprar:Saraiva | Submarino | Americanas | Fnac | Cultura
Nota:

Quando Jill engravida acidentalmente e é abandonada pelo namorado, ela e suas duas melhores amigas mergulham de cabeça num projeto inusitado - criar Atlas, o bebê, juntas, em meio à loucura da pós-graduação. As três se mudam então para uma casa maior e montam uma programação sem intervalos, que inclui cuidar do bebê, assistir às aulas, lecionar matérias de introdução à literatura, corrigir trabalhos e cumprir a agenda de leituras. Elas esperam que seus esforços sejam suficientes para formar uma família para Atlas, mas tudo acaba se complicando.

Janey, Jill e Katie são grandes amigas que fazem pós-graduação em literatura inglesa e têm uma vida de correria constante. Quando Jill conta para as amigas que esta grávida de seu namorado com quem está há apenas três meses, a vida delas muda completamente.
O namorado de Jill não se sente preparado para ser pai, então ele simplesmente some, e as três amigas se unem para criar Atlas. Juntas, alugam uma casa, organizam seus horários e, com a ajuda de alguns outros amigos, começam a grande missão de criar um bebê.

A princípio tudo parece estar indo bem, mas logo aparecem os conflitos, Janey se apega muito em Atlas, Jill morre de ciúmes dele e não consegue enxergar as amigas como família, já Katie está prestes a se casar e parece ter menos tempo ainda para participar dos problemas da casa. Em meio a tantas confusões, no fundo as três amigas compartilham o mesmo objetivo: fazer tudo pelo bem-estar e a felicidade de Atlas.

Narrado em primeira pessoa pela visão de Janey, O Atlas do Amor nos apresenta uma história cheia de drama, conflito, amor e amizade, que nos faz refletir muito sobre a real importância da família - que necessariamente não precisa ser a de sangue, mas a aquela que escolhemos, ou seja, os amigos. A autora criou personagens realistas, com sentimentos à flor da pele; eles são amáveis, cruéis, egoístas e extremamente humanos.

Apesar do conteúdo nada clichê, de o tema literatura estar sempre presente e do grande cuidado de Laurie em lidar com o drama de cada personagem, posso dizer que mesmo sendo um livro curto não é de rápida leitura. Uma história intensa, que traz ao leitor um misto de sentimentos, uma confusão entre amor, dor, decepção e perda. Senti raiva e frustração em muitos momentos como também senti amor e carinho em outros.

Enfim, uma leitura densa, reflexiva e até frustrante em algumas partes. Gostei do livro, a história é boa e realista. Recomendo a leitura para quem curte uma trama familiar cheia de conflitos, medos e amor.

Às vezes a vida é triste, mas não é nada com que não possamos lidar. Às vezes é até bom ficar triste, por que significa que fomos felizes antes e vamos voltar a ser.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006