
Título: Livro das Sombras (Coven #1)
Autor(a): Cate Tiernan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 208
Onde comprar:Submarino | Saraiva | Americanas | Fnac
Nota:
Morgana Rowlands nunca se imaginou como algo além de uma garota sem graça de 16 anos, ainda mais se comparada à melhor amiga, a linda Bree. Porém, isso está prestes a mudar. Quando Cal, um veterano transferido de outra escola, entra na vida da garota, ela se vê imersa em um novo universo: o rapaz se revela um bruxo à procura de pessoas para montar um coven. A ligação entre eles é imediata e impossível de ser desfeita – só há um problema. Bree está perdidamente apaixonada por Cal. Será Morgana capaz de controlar seus sentimentos em prol da amizade ou a conexão entre eles é mais forte do que ela própria?
Morgana tem 16 anos e por mais da metade de sua vida teve a estonteante Bree como melhor amiga. No ensino médio elas seguiram direções opostas, caindo em círculos de amizades predefinidos pelos grupinhos já existentes, e ainda assim a amizade continuou firme e forte. Ao contrário de Bree, ela nunca teve segurança para lidar com garotos, e isso nunca foi um problema para a amizade das duas. Então imaginem a surpresa de Morgana quando Cal Blaire chega com o aparente poder de abalar essa sólida estrutura.
Lindo, mais parecendo um deus em carne e osso, Cal chegou à cidade com a mãe e ingressou no último ano na escola Widow's Vale. Como um meteoro, ele arrastou consigo tudo o que viu pela frente. Todas as garotas queriam sair com ele, os garotos apreciavam sua amizade, e não havia um aluno que pudesse dizer algo de ruim sobre o novato. Para conhecer mais de seus novos colegas, ele promove uma festinha um tanto quanto diferente: no meio de um clareira, com fogueira e um círculo para comemorar o Mabon.
Eu me sentia um pouco como Alice, prestes a entrar na toca do coelho, ciente de que o simples fato de entrar naquela loja de algum modo me levaria a uma jornada cujo fim eu não poderia prever. E achei essa ideia irresistível.
A história é narrada em primeira pessoa por Morgana, e ao longo de suas página vamos descobrindo sobre a cultura Wicca ao mesmo tempo que acompanhamos os dilemas de uma adolescente comum. Para o livro introdutório de uma série quilométrica, ele foi bem mediano porque não passou disso: uma história introdutória. A escrita da autora é fluida, porém muito linear! Não há momentos de tensão ou grandes surpresas. O final é previsível, e eu particularmente quero ler a continuação para saber o desfecho desse triângulo amoroso que envolve Bree e Cal.
Eu gosto muito da temática fantástica e acho a bruxaria algo ainda pouco explorado se compararmos com vampiros por exemplo. Depois de Harry Potter, sempre quis me envolver com outra história do gênero, por isso fui com todo o gás devorar o livro. Algo que me chamou muito a atenção foi a abordagem Wicca, por ser algo real e que tem uma vertente menos fantástica (não que a fantasia não seja explorada na história...). Ao mesmo tempo que a experiência foi bacana, teve uma pontinha de decepção. A autora não aprofunda essa vertente e nenhuma outra! Até os personagens e seus conflitos são bem superficiais.
Não sou paranormal. A vida é cheia de pequenas e estranhas coincidências. Simplesmente vou continuar repetindo isso para mim mesma até acreditar.
A melhor parte do livro com certeza ficou pela parte gráfica. A nacional é tão linda que tenho dúvidas se eles irão conseguir manter o padrão nas demais. Os inícios dos capítulos trazem quotes de livros sobre bruxas que são muito legais e super combinam! O que não caiu muito bem foram umas frases soltas que às vezes apareciam entre esses quotes e o início do capítulo propriamente dito. Acho que eram pensamentos ou trechos dos livros da sombra da Morgana e do Cal, mas é confuso e a maioria definitivamente não faz sentido.
O livro é curto, tornando a leitura bem rápida. Se tiver um tempinho sobrando, vale a pena pegar e tirar suas próprias conclusões.