Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

Tudo ou nada - Sarah Mlynowski

$
0
0

Título: Tudo ou nada (Era outra vez #3)
Autor(a): Sarah Mlynowski
Editora: Galera Junior
Nº de páginas: 174
Onde comprar:Submarino | Saraiva | Americanas | Cultura
Nota:

Com a ajuda de um espelho mágico, os irmãos Abby e Jonah invadem um tradicional conto de fadas... e fazem a maior confusão. Depois de ajudar Branca de Neve a escapar da madrasta e de fazer Cinderela se tornar uma empresária — ajudando as duas a ter o final tradicional —, neste terceiro volume da série Era outra vez, os dois acabam invadindo a amarelada Mostarda... e a história da Pequena Sereia. Mas, dessa vez, a bagunça dos dois pode ter um lado positivo. Afinal, a história original acaba um pouco mal para a princesinha.

Desde o dia em que entrou no espelho e invadiu um conto de fadas, Abby descobriu que é bem aventureira. Só que dessa vez o que está lhe deixando frustrada não é o silêncio de Maryrose - a fada que habita seu espelho e insiste em ignorá-la -, mas sim a visita à avó, em Chicago, que sua mãe precisou cancelar devido ao grande volume de trabalho que anda tendo.

Ela não é muito fã de praias ou piscinas, mas adora a segurança que a Jacuzzi lhe proporciona, e na casa de sua avó tem uma ótima! Depois de não conseguir dormir e achando um desperdício desfazer a mala que já estava arrumadinha, Abby decide que é o momento de aterrissar em outra história! Como estar de pijama parece ser essencial para iniciar a aventura, a mala de roupas servirá bem, e assim ela e seu irmão Jonah não passarão mais sufoco no quesito vestimenta.

Quando Abby percebe que seus pais já estão dormindo, ela calça seu tênis, acorda o irmão e desce até o porão arrastando a mala. Antes de irem, ela cria uma regra: nada de mudar o final da história. Nada de conversar com as pessoas ou interferir nos acontecimentos. Ok? Ok. Uma, duas, três batidas no espelho e lá vamos nós.

Nem floresta, nem armário de casacos; para o desespero de Abby a aterrissagem acontece em uma praia. Ela demora um pouco até perceber onde eles estão, mas, quando uma sereia aparece carregando um homem até a margem da água, imediatamente ela reconhece a história: A Pequena Sereia! Ela também lembra que o final original dessa história não é nada legal para a princesa e logo percebe que precisará mudar esse desfecho. Afinal, eles não podem deixá-la morrer.

O rapaz que eles ajudam a sair do mar é o príncipe Mortimer, do Reino de Mostarda - um lugar onde tudo é amarelo, inclusive a comida - e é no castelo dele que eles ficam hospedados. O lado bom é que assim ficará mais fácil chamar a atenção da princesa e logo poderão convencê-la a não fazer um acordo com a Bruxa do Mar. Enquanto Abby está totalmente focada na missão, Jonah tenta aproveitar suas férias fora de hora.

Convenhamos, foi muito interessante a forma como a autora retratou esse reino. Ele é muito ensolarado, eles vivem na praia, andam de bermuda e roupas de verão e - claro! - abusam da mostarda na comida. Eu apenas não gostei do príncipe, que era bem machista e esnobe. Mas tem seu ponto positivo, desmistifica essa imagem de que todas precisamos de um príncipe encantado. No livro anterior eu reclamei sobre a conduta nada ética da Cinderela e quase ia reclamar da conduta de Lana a pequena sereia, quase.

Vamos entender: na história original, a sereia abre mão de tudo por conta de seu amor pelo príncipe e, apesar de ter esperado que ela agisse de forma diferente, ela conseguiu se redimir. Abby tenta convencê-la de todas as formas que ela tem coisas muito valiosas na vida e que não vale a pena abrir mão de tudo por um príncipe. Mesmo insistindo em ir por esse caminho, Lana surpreende o leitor no final e a mensagem que ela deixa aos pequenos leitores é bem bacana.

Em Tudo ou Nada são abordados assuntos que até podemos considerar bem adultos, mas que têm tudo a ver com as crianças, como a superação dos nossos medos e a importância de ser fiel aos seus sonhos.

A cada livro dessa coleção eu fico ainda mais apaixonada. A leitura é rápida e por isso super indicada para fazer com as crianças. E o mais importante: não deixe a temática "contos de fadas" te impedir de ler para os meninos. Tem aventura para todas as crianças e bastante aprendizado.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006