Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

Admirável mundo novo - Aldous Huxley

$
0
0
Resenha Livro Admirável Mundo Novo

Distopias... Ah, Distopias! Tão distantes, mas nos fazem refletir sobre a condição humana e a relação de poder nas sociedades.

Homens e mulheres padronizados, em grupos uniformes.

O livro inicia em 632 depois de Ford e este é como se fosse um “Deus” (embora não tenham religião). A sociedade está dividida em castas e cada uma é responsável em fazer algo na sociedade. Então terão aqueles responsáveis pelos trabalhos mais pesados, por serem mais intelectuais. As castas são identificadas por letras do alfabeto grego, sendo a casta Alfa a mais alta e a Ípsilon a inferior.

Quanto mais baixa é a casta – disse o sr. Foster –, menos oxigênio se dá.

Nessa sociedade as pessoas não fazem relações sexuais para a reprodução, isso acontece em laboratórios. Então nesses laboratórios são definidos, a partir da quantidade de injeção de oxigênio nos fetos, a casta que fará parte e a sua função no país. Quando as pessoas "nascem", também passam por um processo de formação, onde ficam condicionadas a exercer aquilo que foi definido ou repudiar.
– Eles crescerão com o que os psicólogos chamavam de um ódio “instintivo” aos livros e às flores. Reflexos inalteravelmente condicionados. Ficarão protegidas contra os livros e a botânica por toda a vida – o Diretor voltou-se para as enfermeiras – Podem levá-las.

O que deu a entender duas coisas: (1) cada um faz a sua parte e não se mete no trabalho do outro, limitando as suas funções; (2) era como se recebessem um treinamento, como propõe Skinner, ou seja, a partir do estímulo-resposta, estariam condicionados.

É preciso palavras, mas palavras sem explicação racional.

Outro ponto também é o consumo da "soma" que as pessoas tomam com o objetivo de não questionar a sua função ou pensar em como o sistema está posto. Então todos os dias eles tomam uma quantidade de soma. Como tudo está tudo tão definido, não existem situações atípicas, já que todos estão condicionados a fazer (e bem feito) ao que destina a sua casta.

O processo Bokanovsky é um dos principais instrumentos de estabilidade social.

No entanto, estamos falando de uma obra distópica, e de todas que li existe um ponto em comum entre elas. E qual é? Óbvio! Tem sempre um que não se rende ao sistema, um que vai de encontro ao que está posto e não se inclina as regras. E esse é o papel de Bernard Marx, já que seu jeito não agradava a todos. E para se “vingar” ele decide ir a outro continente em que os costumes são bem diferentes dos que as pessoas do lugar onde morava estavam acostumadas a ter para mostrar que pode existir outro tipo de comportamento. Ele procura Linda, que tinha sido banida porque tinha gerado um filho. A partir daí a história se desenrola e não posso mais contar, né? Mas posso compartilhar que, quando você terminar a leitura, vai olhar pro teto e ficar pensativo.

Com certeza indico a leitura de “Admirável mundo novo”, assim como indico outras distopias de raiz. Apesar do choque, é bom pra pensar.

Resenha Livro Admirável Mundo Novo

Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Biblioteca Azul
312 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006