Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

{ evento } Bate-Papo Valentina - Literatura Jovem Adulta

$
0
0
Depois de um longo período de calor estilo bafo de dragão, eis que o clima do Rio de Janeiro resolve ficar ameno. Como se não bastasse, caiu aquela chuvinha que te pede pra ficar embaixo do edredon lendo. sou carioca, 20 graus é frio, e eu já pego o edredon Aí você me pergunta se eu fiz isso. Claro que não! Saí da minha casa, atravessei a cidade e depois de 2 horas cheguei ao meu destino: Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

A Editora Valentina promoveu um bate-papo sobre literatura jovem adulta, também conhecida como literatura YA.
O evento começou com a Carina, da equipe de marketing da editora. Ela fez uma introdução bem legal sobre o que é este gênero e levou uma metáfora bastante interessante, publicada no Publishers Weekly.

Se a juventude for medida por um relógio, e o final é quando os dois ponteiros estão no 12, então os YA acontecem entre 23:59 e 00:01.

Pra não cair na mesmice, ela convidou algumas blogueiras pra comentar sobre os livros.


ALMANOVA
Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê.
SEM-ALMA
A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre...
HEART
Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz?
Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?

A Isabelle (Devoradora de Livros) falou sobre o primeiro livro da trilogia Incarnate. Pela empolgação que apresentava, foi uma ótima leitura. E pros fãs que esperam por novidades... tchan tchan tchan tchan! O 2º livro sai ainda nesse semestre! \o/ E tem mais: o desfecho já está sendo traduzido, e o último livro chega no final de 2015 ou no começo de 2016. Já podem acalmar os corações. rs


No mundo de Caitlin tudo é preto ou branco. As coisas são boas ou más. Qualquer coisa no meio do caminho é confuso. Essa é a máxima que o irmão mais velho de Caitlin sempre repetiu. Mas agora Devon está morto e o pai não está ajudando em nada. Caitlin quer acabar com isso, mas como uma menina de onze anos de idade, com síndrome de Asperger ela não sabe como. Quando ela lê a definição de encerramento ela percebe que é o que ela precisa. Em sua busca por ele, Caitlin descobre que nem tudo é preto ou branco, o mundo está cheio de cores, confuso e bonito.

Depois foi a vez da Tici (Bibliophilarium) falar sobre Passarinha. Esse livro é lindo de paixão, eu já li e resenhei (leia aqui), então fiquei só relembrando e morrendo de amores enquanto ela falava. Vocês sabiam que o livro até virou musical da Broadway? Além disso ele foi finalista na categoria "tradução" do Prêmio FNLIJ, sendo considerado altamente recomendável (não sou boa de inglês, mas deu pra perceber que a tradutora teve trabalho com as metáforas e expressões).


“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Aí veio a linda da Frini (Cheiro de Livro) divar comentar sobre Fale!. Esse livro já foi adaptado pras telonas, o título nacional é O Silêncio de Melinda (com a superexpressiva sqn Kristen Stewart). Esse livro me interessa há muito tempo, por causa da capa, da sinopse, da importância da discussão sobre o estupro... Aceito de presente, ok?

Ah! Outra novidade... A editora já comprou os direitos do outro livro da autora. The Impossible Knife of Memory saiu ano passado nos EUA e deverá ser publicado por aqui no ano que vem.


Ilusionista talentosa, Anna é assistente de sua mãe, a famosa médium Marguerite Van Housen, em seus shows e sessões espíritas, transitando livremente pelo mundo clandestino dos mágicos e mentalistas da Nova York dos anos 1920. Como filha ilegítima de Harry Houdini - ou pelo menos, é o que Marguerite alega - os passes de mágica não representam um grande desafio para a garota de 16 anos: o truqye mais difícil é esconder seus verdadeiros dons da mãe oportunista. Afinal, enquanto os poderes de Marguerite não passam de uma fraude, Anna consegue realmente se comunicar com os mortos, captar os sentimentos das pessoas e prever o futuro.
Porém, à medida que os poderes de Anna vão se intensificando, ela começa a experimentar visões apavorantes que a levam a explorar as habilidades por tanto tempo escondidas. E, quando um jovem enigmático chamado Cole se muda para o apartamento do andar de baixo, apresentando Anna a uma sociedade secreta que estuda pessoas com dons semelhantes aos seus, ela começa a se perguntar se há coisas mais importantes na vida do que guardar segredos. Mas em quem ela pode, de fato, confiar?
Teru Brown cria, neste fantástico romance histórico, um mundo onde pulsam a magia, a paixão e as tentações da Nova York de Era do Jazz - e as aventuras de uma jovem prestes a se tornar senhora do seu destino.

Pros últimos 2 livros não tinha ninguém, mas uma leitora (não lembro o nome, sorry!) se prontificou a comentar sobre ele e elogiou DEMAIS a revisão. Claro que eu já fiquei toda feliz, né? Pena que o tema não me agrada. Mas, como a blogueira boazinha que sou, perguntei e trouxe informações - não muito boas, é verdade - pra vocês: não tem previsão de lançamento do 2º livro. Mas, se serve de consolo, a história é fechada; pelo que disseram, você não fica desesperado pela continuação.


Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro.
Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa?
O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade.
A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida.
Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

Por fim, a própria Carina falou sobre Grafitti Moon, até porque esse é um queridinho dela. Esse é um pouco mais maduro do que os outros livros, já que os personagens estão no fim do ensino médio. É um livro mais poético, que retrata a arte.


Teve sorteio, mas não era o meu dia. rs! De toda forma, ganhamos marcadores de TODOS OS LIVROS da Valentina e mais um botton.

Se você for carioca e animado, amanhã tem outro evento da editora, só que dessa vez sobre literatura nacional. Estarão presentes as 3 autoras da casa - Fernanda Belém, Tammy Luciano e FML Pepper. Será às 19h, na Fnac do Barra Shopping.

Nem precisa me perguntar se eu vou, né? A resposta será SIM! :)

PS: Todas as fotos tiradas pela Andressa (Mais que Livros). Pra ver outras, clique aqui.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006