Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

The 100: Os Escolhidos - Kass Morgan

$
0
0

Título: The 100: Os Escolhidos (The 100 #1)
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 288
Onde comprar:Submarino | Saraiva | Americanas
Nota:

Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Após a Terra ser devastada por uma Guerra Nuclear, aqueles mais afortunados conseguiram uma vaga para viajar rumo ao seu novo lar: o espaço sideral. A estrutura dessa nova sociedade é bem parecida com a que conhecemos. Em Phoenix ficam aqueles que podem escolher ser médicos, guardas generais, professores e qualquer outra profissão importante, que dão festas de gala e possuem a maior quantidade de ração alimentar (que funciona como moeda). Já a população de Walden e Arcadia não possuem tantos privilégios assim. Sua alimentação é o suficiente para viver, e aqueles que não dão a sorte de serem escolhidos para se tornar guarda tendem a seguir a profissão de seus pais nas lavouras e produção.

Pessoas boas podem cometer erros. [...] Isso não quer dizer que você deixa de se importar com elas.

Se em um lugar tão vasto como a Terra nós encontramos problemas de escassez de recursos e habitação, imagina em um lugar limitado e totalmente artificial? Para evitar maiores problemas, todos seguem um rígido código penal. Os adultos que forem contra as leis são mortos imediatamente, e os jovens infratores ficam presos até completarem 18 anos, quando passarão por um rejulgamento. Se condenados, são penalizados como adultos. Acontece que muitos jovens estão sendo condenados por pequenas infrações que, tempos atrás, teriam sido perdoadas. Com o intuito de economizar recursos, o governo escolhe 100 desses jovens para enviar à Terra numa missão até então suicida. Se der certo, eles poderão recolonizar o planeta; se der errado, são menos 100 pessoas desperdiçando os preciosos recursos.

Ao longo da história, iremos acompanhar de perto quatro desses escolhidos. Bellamy é o único que não vivia em Phoenix e por isso não possui qualquer ligação com os outros protagonistas. Ele não era um escolhido. Ao descobrir que sua irmã mais nova seria enviada para a Terra, ele faz de tudo para acompanhá-la. Toda a sua vida foi dedicada a cuidar de Octavia, e agora não seria diferente; ele só não imaginou que invadir a nave poderia ter resultados tão catastróficos. Clarke é filha de cientistas e ex-namorada de Wells. Ela estava treinando para ser médica e possuía um brilhante futuro, mas, ao descobrir um dos experimentos de seus pais, seu mundo virou de ponta-cabeça. Wells é filho do Chanceler Jaha, que seria o presidente daquela sociedade. Ele é fofo e totalmente apaixonado. Não aguentando ver o sofrimento de sua amada, ele toma uma bem-intencionada decisão, mas o tiro saiu pela culatra. Glass é a melhor amiga de Wells. Ela consegue fugir da cápsula transportadora durante a tentativa de invasão de Bellamy. É através dela que o leitor tem acesso ao que está acontecendo na arca. Sua infração? Leia e descobrirá.

- Eu estava procurando por você - disse ela, olhando para ele. Apesar de o maior evento astronômico de toda uma vida estar acontecendo no lado de fora bem diante de seus olhos, ele olhava apenas para ela. - Glass

A história é narrada em terceira pessoa, e o recurso de flashback foi bem utilizado pela autora. Através dele o leitor tem acesso a informações importantes, que nos fazem entender os relacionamentos anteriores e os fatos que os levaram até onde estão.

Apesar de ter uma ótima premissa, o livro não conseguiu me fisgar totalmente. Mas não culpo a autora, que escreve maravilhosamente bem, e sim o ótimo trabalho feito na adaptação do livro para a TV. Tanto é que minha personagem favorita foi a Glass, que não existe na série. Enquanto o seriado tem bastante ação, o livro é mais voltado para os dramas de relacionamentos deles. Por sorte, todos os personagens que se mostraram diferentes são infinitamente melhores. Ok, eu prefiro a Octavia da série, mas a mudanças dela foram interessantes.

A garota que ele tinha arriscado a vida para proteger não estava apenas beijando outra pessoa - ela estava beijando o sujeito de cabeça quente que pode ter causado a morte de seu pai. - Wells

É interessante ver a forma como os personagens reagem a pequenas primeiras experiências. A pintura que o céu faz a cada amanhecer e entardecer, o brilho de um céu cheio de estrelas, o gosto da chuva, o silêncio que eles nunca conheceram, os sons da natureza... São coisas bobas, mas bonitas e prazerosas, e muitas vezes não damos o devido valor a esses pequenos momentos. #ficaadica

Bellamy colocou as mãos atrás da cabeça e inclinou o rosto na direção do sol, soltando o ar enquanto sentia o calor penetrar na pele. Era quase tão bom quanto estar na cama com uma garota. Talvez até melhor, porque o sol nunca lhe perguntaria em que ele estava pensando.

O livro é curto, a autora escreve bem, ou seja, você o termina bem rapidinho. Quem gosta de tramas juvenis não vai sentir dificuldade em se envolver com os dramas individuais de cada protagonistas. O final é bem movimentado e deixa você louco pela continuação, que, por sorte, já foi lançada no Brasil pela Record.

Se você ainda não assistiu à série, recomendo que primeiro leia o livro, assim você poderá tirar o melhor de ambos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006