Quantcast
Channel: Prazer, me chamo Livro
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006

O Substituto - Philippa Gregory

$
0
0

Título: O Substituto (Ordem da Escuridão #1)
Autor(a): Philippa Gregory
Editora: Galera Record
Nº de páginas: 272
Onde comprar:Submarino | Saraiva | Travessa | Fnac
Nota:

Dotado de beleza e inteligência fora do comum, Luca Vero foi visto com desconfiança durante toda a vida... até que o jovem é acusado de heresia. Para escapar da fogueira, aceita se tornar membro de uma Ordem misteriosa cujo objetivo é investigar estranhos relatos que assombram o mundo cristão. Para vencer seus inimigos, Luca se une a uma aliada improvável – Isolde, de 17 anos, fora aprisionada como abadessa de um convento cujas freiras sofrem constantes ataques de histeria. Além disso, os dois precisam combater a crescente atração que sentem um pelo outro. Ou podem acabar num inferno jamais imaginado.

Junho do ano de 1453. O jovem Luca Vero é acordado no meio da noite com três homens batendo à sua porta, pedindo que os acompanhe. O primeiro pensamento de Luca é que será finalmente executado por heresia após duvidar de certas questões da igreja no mosteiro em que vivia. Luca sempre foi um jovem muito inteligente, um talento que chamou atenção da Ordem, uma entidade comandada pelo próprio papa, que visa investigar os mistérios, heresias e pecados que acontecem por toda Roma. Luca é então recrutado como Inquisidor e deverá, após alguns meses de treinamento, trabalhar para a Ordem, descobrindo e derrotando todo mal que encontrar em seu caminho.

Enquanto isso, no Castelo de Lucretili, a jovem Isolde recebe a notícia de que seu pai faleceu. Após lutar contra uma grave doença, o homem não resistiu. Em vida, o Lorde de Lucretili sempre havia dito que Isolde herdaria tudo quando ele partisse, mas nos seus últimos dias pareceu ter mudado de idéia. No testamento, o homem exige que Isolde deveria se casar ou então fazer juramento à Igreja e tornar-se abadessa do convento que fica na propriedade.

Sentindo-se traída, mas não querendo desonrar o pedido do pai, Isolde concorda com os termos. Porém, seu irmão mais velho, Giorgio, parece querer que ela vá embora o mais rápido possível e durante o período de luto já encontra um pretendente para a garota. Entre ficar com o Príncipe Roberto, um homem nojento que tenta abusar da garota durante a noite, e o convento, Isolde fica com a segunda opção e se muda para lá com sua fiel criada, Ishraq.

Alguns meses depois as vidas de Luca e Isolde se cruzam. Luca estava na estrada, acompanhado de seu criado Freize e do irmão Peter, um clérigo que registraria suas missões. A primeira inquisição de Luca é investigar misteriosos acontecimentos na abadia de Lucretilli e o grupo ruma para lá.

Fazendo perguntas, Luca descobre que os acontecimentos estranhos iniciaram-se após a chegada da nova abadessa e de sua criada. A abadessa fez o juramento forçada e as freiras do convento acreditam que isso invocou as forças do mal em cima da pequena abadia. Algumas freiras levantam no meio da noite e perambulam pelo local, de olhos fechados e tendo estranhas visões, além de terem estranhas marcas nas mãos, como as chagas de Jesus.

Luca deverá desvendar tudo que está acontecendo e impedir que o mal continue rondando o local. Auxiliado pela madre Esmoler e por Freize, o jovem Inquisidor precisará colocar todas as suas crenças em provação e rezar muito se quiser sair vivo e impune de lá.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.

Minha atração inicial por O Substituto se deu pela capa, que é magnífica. Quando li a sinopse, decidi que precisava ler o mais rápido possível, tamanha minha curiosidade. Entretanto, o livro me apresentou algo bem diferente do que eu esperava.

A escrita de Philippa Gregory é sensacional, isso não há como contestar. A autora conseguiu me prender logo nas primeiras páginas e não consegui largar até terminar. Philippa criou uma trama fantástica, que mostra outro lado da Igreja, em que o sobrenatural existe e normalmente é do mal.

O problema é que achei tudo muito previsível. Acompanhando as investigações de Luca, logo no começo descobri o que estava acontecendo e de quem era a culpa, quando o Inquisidor demorou muitas páginas pra encontrar a primeira pista que seja. A resolução do mistério acabou ficando muito corrida. A autora poderia ter desenvolvido muitos outros pontos, mas preferiu encerrar e partir para outro mistério, me deixando um pouco frustrado. Sinceramente, essa segunda inquisição podia ter um livro só pra ela que eu leria com certeza.

Os personagens foram muito bem caracterizados, mas os protagonistas despertaram minha profunda antipatia. Luca tentava passar humildade, mas na maior parte era arrogante e mimado. Isolde era muito passiva e se deixava levar por qualquer que fosse a situação. Não sou muito fã de protagonistas frágeis e indefesas.

De longe, Freize e Ishraq roubaram toda atenção. Ele por ser extremamente divertido e irônico, além de ser um amigo extremamente leal a Luca, mesmo este não merecendo. Já Ishraq é a fiel companheira de Isolde e uma mulher forte e determinada. Ela sim devia ser a protagonista e mostrar como se faz.

Sobre os elementos sobrenaturais, achei tudo bem básico e finalmente entendi a proposta da autora. Infelizmente, não posso contar para vocês porque é spoiler, mas adianto para não esperarem nada sensacional.

Um ponto negativo para mim na história foi a questão da religião. Não gosto muito de livros que exaltam Deus e a Bíblia, pois isso não faz parte do meu mundo. Acredito que não vá atrapalhar a leitura de ninguém, mas confesso que me incomodei um pouco.

Pesquisando sobre a série Ordem da Escuridão, descobri que ela encontra-se no seu terceiro volume lá fora e será composta de quatro livros. Estou torcendo para a Galera Record não demorar em trazer os próximos volumes para o Brasil.

Sobre o trabalho editorial, não tenho nenhuma ressalva a fazer. Como já dito acima, a capa é maravilhosa. A Galera Record fez um ótimo trabalho com a revisão. Não me lembro de ter encontrado erros. A diagramação é simples, o espaçamento é ótimo, a fonte tem um tamanho apropriado e as folhas são amareladas.

Em suma, O Substituto é um livro muito bom. Pode não ter sido minha melhor leitura do ano, mas vale as quatro estrelas dadas. Eu recomendo sim, mas não esperem nada muito inovador.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1006