
Título: Escolhas
Autora: Cristina Valori
Editora: Qualis
Nº de páginas: 254
Nota:
Quem determina o que é certo ou errado? Como saber qual caminho seguir? O que nos garante a certeza de ter feito a escolha correta? Será que a razão deve prevalecer ou seguir o coração é sempre o melhor? Você conseguiria viver sabendo que as suas decisões podem mudar tudo? Por que o destino as vezes nos testa? Para Fabiana nada poderia mudar a sua história. Ela sempre teve esta certeza, até que a vida provou que nem sempre é fácil decidir qual rumo tomar. Que o seu coração é quem comanda e a guiará para a decisão correta. Em um sábado como outro qualquer, Fabiana se vê diante de uma situação que mudará a sua estrutura, deixando-a com dúvidas sobre a sua, perfeita, vida. Ela será obrigada a fazer a sua escolha, quando o destino exige uma decisão. Como não se entregar ao verdadeiro amor? Como viver sem se sentir culpada? E por quê? Porque ela estava sendo testada daquela forma? Essas e outras perguntas começaram a fazer parte do seu dia a dia, desde o momento que resolveu seguir os seus sentimentos. E você? Faria o que? Seguiria o seu coração?
Escolhas nos conta a história de Fabiana, uma jovem de 30 anos que tem três filhos e vive em um casamento de 11 anos estável e relativamente feliz. Sua vida começa a mudar quando resolve fazer mais uma tatuagem; ao chegar ao estúdio ela conhece o tatuador Gustavo e logo de cara sente uma incrível atração por ele. Mesmo depois de ir embora simplesmente não consegue parar de pensar nele, Gustavo balançou suas estruturas.
Quando retorna ao estúdio para sua segunda seção, Fabi logo percebe que seus sentimentos são correspondidos e fica extremamente feliz. Decididos a se amar, o casal resolve enfrentar todas as consequências e se entrega ao amor proibido, mas Gustavo não pretende viver se escondendo por muito tempo e cobra de Fabi uma decisão, aquela que mudará toda sua vida, afinal, de um lado estão seus filhos amados e seu marido perfeito e de outro seu verdadeiro amor.
Quando finalmente está disposta a viver seu grande amor e abrir mão de seu casamento, mais uma vez sua vida dá uma reviravolta, abalando toda sua família e fazendo com que Fabiana e Gustavo tenham de adiar viver esse grande amor.
Narrado em primeira pessoa, Escolhas nos apresenta uma escrita simples e pouco desenvolvida. Em diversos pontos a narrativa é repetitiva e a forma como a autora tenta manter uma conversa com o leitor me fez revirar os olhos diversas vezes.
Outro ponto que não me convenceu foi o fato de uma mulher com um casamento de onze anos e com três filhos e um marido que ela mesma descreve como bonito, bom pai e ótimo marido se apaixonar por outro homem de uma hora para outra, apenas de olhar para ele.
Logo depois de ela trair seu marido, os fatos seguintes que atrapalham seu romance só me fizeram ficar mais irritada ainda com Fabi. Meus sentimentos ficaram conturbados, pois ao mesmo tempo que estava emocionada com o grande problema que estava afetando a família dela senti que Fabiana foi egoísta na maioria do tempo, até mesmo quando achava que estava sendo generosa.
Uma coisa bem legal no livro é que cada capitulo termina com um pedaço de uma música, e ao final da leitura você constrói uma playlist, com canções muito bonitas que fizeram parte da história.
Enfim, mesmo sendo uma leitura rápida com uma capa lindíssima, o enredo não me conquistou e a escrita não ajudou a me envolver.
Recomendo para leitores que procuram um romance sem grandes pretensões, pois é como eu sempre digo: para mim a história não funcionou, mas pode ser que pra você seja diferente.
Quando comecei a contar essa história não tinha ideia de qual seria o final, só queria desabafar com alguém, dizer as minhas dúvidas, as minhas inseguranças, os meus medos daquela época e falar sobre amor… Contar à vocês a minha trajetória, da perda ao renascimento.