
Um livro cheio de emoções, os sentimentos de cada personagem são quase palpáveis e cada um se torna seu melhor amigo durante essa história cheia de percalços que conta intrigas da vida de um casal.
A história gira em torno de uma família judia típica americana, o marido, Jacob, roteirista de uma famosa série de tv, que na verdade não é a sua meta na carreira, a esposa, Julia, uma arquiteta que não está satisfeita com seus próprios trabalhos, e seus melhores projetos se encontram guardados no fundo de uma gaveta, e seus três filhos, Sam, Max e Benjy, cada um com problemas típicos de suas idades.
Julia e Jacob parecem possuir um bom casamento, estável, no entanto os problemas de suas carreiras e a rotina do dia a dia acabam por degastar o relacionamento que já dura dezesseis anos. Quando o filho mais velho, Sam, aparece com problemas na escola, o casal é obrigado a encarar seus problemas, e uma revelação ainda maior sobre Jacob faz com que a relação comece a ruir.
Aqui Estou é um livro que nos leva a refletir sobre a vida de casal, como pequenas coisas podem se tornar terríveis com o tempo, e o que parece ser tão bobo para um, pode ser importante demais para o outro a ponto de criar uma ferida incurável. Jonathan Safran Foer nos leva para dentro do livro, muitas vezes deixando os próprios personagem contarem suas visões de cada fato do livro, o que pode tornar a história confusa em certos trechos.
Pontos negativos dessa obra, no entanto, são descrições muito longas de fatos que não parecem ter muita relevância para o transcorrer da história, e que tornam partes do livros monótonas. Muitas vezes o autor faz referência a fatos da cultura judia, que no entanto, não são explicados, exigindo do leitor um certo conhecimento sobre essa cultura específica. O final deixou um pouco a desejar, apesar de contar fatos do futuro e nos deixar com aquele gostinho bom de saber o que cada personagem acabou se tornando, o desfecho retoma um fato do passado de muita importância para o personagem principal, que é o pai, Jacob, e não continua com fatos do futuro.
No geral, Aqui Estou, é uma obra muito emocionante, e apesar de ser uma leitura extensa fiquei com vontade de terminar logo para saber o que aconteceria com a relação de Jacob e Julia, e se os meninos seriam boas pessoas e superariam seus medos. Considerei o livro muito bom, e o autor ganha muitos pontos pela ótima descrição que faz dos personagens.
Aqui Estou - Jonathan Safran Foer
Rocco
591 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon




